Reflexão Marcos Castro #1

O essencial verbo ESPERANÇAR

Por Redação GSNews

26/03/2021 às 13:05:48 - Atualizado há

Normalmente compreende-se de forma resignada,talvez inadequada, no senso comum, a tal da esperança!

Notem como pode ser diferente, mesmo não sendo fácil!


A raiz etimológica (origem) da palavra ESPERANÇA também provém da linguagem indo-europeia. "Spe" que significa expandir, aumentar, elevar-se, ter êxito, seguir adiante; junto a "pro-spere", que, por sua vez, significa evoluir, prosperar, almejar o planejado, buscar metas para sua vida!

Portanto, compreendendo-se por este prisma mais adequado, talvez, para o que temos vivido, há o verbo ESPERANÇAR, que DENOTA MOVIMENTO; AÇÃO; SEGUIR EM FRENTE; ERGUER-SE;EXPANDIR-SE; TRANSFORMAR SONHOS EM METAS; ENFIM: AGIR, de algum modo!

O que quero expor e clarear sucintamente é que, encarando-se ESPERANÇA como proveniente do verbo ESPERANÇAR tudo pode ter outro sentido, em especial neste momento de dor e aflição que estamos vivendo!

É bem diferente de se encarar "esperança", como normalmente se entende ou se sente; como algo que nos faz passivos; que traz consigo uma "consciência" de medo(natural), sem espaço para sonhos e metas; algo resignado que procrastina em um simbólico ansioso de vulnerabilidade, depressão; como sendo difícil e quase inatingível vencer de alguma maneira!

O mundo vive um momento de dor e medo, que induz a que se sinta e se tenha uma pulsão (energia inconsciente)voltada ao tal "esperar" sem agir; à tal esperança "da boca para fora" sem que se acredite de fato em algo que possa "ser apreendido", como lição disso tudo, mesmo com todosofrimento.

PRECISAMOS SIM DE UMA "ESPERANÇA ATIVA", QUE PROVÉM DO VERBO "ESPERANÇAR", QUE DENOTA MOVIMENTO E ATITUDE; QUE NOS ESTIMULE COM POTÊNCIA DE AGIR E CONTRA QUALQUER SENTIMENTO DE RESIGNAÇÃO!

?VAMOS EM FRENTE, ESPERANÇANDO,POIS!

Abração!

Deus os abençoe!

Marcos Castro

Professor - Psicanalista - Pesquisador - Escritor.

- Instagram: @marcos_castro_castro

- Facebook: https://www.facebook.com/marcoscastro.castro.946/


———————————————————Todas as sextas feiras Marcos Castro trará uma reflexão pra você. Conheça mais de nosso colunista acessando a matéria de apresentação https://gsnews.com.br/noticia/256/professor-marcos-castro-integra-a-equipe-gsnews-como-colunista-convidado.html

Reflexões Marcos Castro

© 2021 Reflexões Marcos Castro - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Reflexões Marcos Castro