Reflexão Marcos Castro #3

Covid: Continuam com a prescrição maldita

Marcos Castro

Por Redação GSNews

09/04/2021 às 14:03:39 - Atualizado há

Infelizmente há coisas incompreensíveis às pessoas normais!

Provavelmente este meu artigo, e o que nele exponho, sirva de exemplo (não sei...) para muitas cidades, prefeituras e secretarias de saúde.

Deixo ABSOLUTAMENTE claro e transparente (como é sempre minha atitude) que este artigo NÃO TEM CUNHO POLÍTICO OU IDEOLÓGICO!

Que o diga Aristóteles, que nos ensinou: "a política é a ciência que tem por objetivo a FELICIDADE HUMANA e divide-se em ética (felicidade do homem na "pólis"- cidade), e na política propriamente dita (que se preocupa com o bem-estar de todos). A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam CONHECIMENTO COMO MEIO PARA UMA AÇÃO EFETIVA EM PROL DE TODOS".

Infelizmente muito tempo passou (2.341 anos) desde o bom e sábio Aristóteles; e tudo foi TOTALMENTE DESVIRTUADO! VIROU "POLITICAGEM" E INTERESSE FINANCEIRO! Uma pena!

Eu rogo para que, o que aqui vou expor logo seja "passado"; e que em futuro próximo toda a verdade já tenha vindo à tona e estejamos melhores!

Como resido na cidade de Ouro Fino - MG é sobre o que aqui tem ocorrido que escrevo. E escrevo porque desde março ou abril de 2020 venho, como pesquisador, não médico, pesquisando sobre a COVID, opções de tratamento e profilaxia; enquanto aguardamos as vacinas. Pesquisas intensas e também dezenas de participações em "lives" nacionais e internacionais com especialistas (médicos e pesquisadores de várias áreas) - não ideológicos - de todo o Brasil e do mundo; e que só vidas querem preservar e internações evitar! Tais atividades de pesquisa fizeram, também, com que chegassem a mim através das redes sociais e aplicativos de mensagens uma centena de testemunhos do que penso ser pertinente: pessoas e famílias inteiras que se livraram da internação; do risco de morte e hoje estão gozando de saúde E VIDA PLENA!

MUITO DISTO TUDO TENHO PUBLICADO, HÁ UM BOM TEMPO, NO MEU FACEBOOK!

É compreensível que muitos da área ou ideólogos de plantão podem descrer de um ou outro tipo de prescrição, seja a profilática ou a do tratamento precoce!

Tudo bem! São idiossincrasias comuns a muitos grupos, ok!

Tudo isto posto, vamos em frente.

Qual é então o motivo do título deste artigo?

Qual é a prescrição "MALDITA" e que faz superlotar hospitais cujos gestores receberam recursos e tiveram um ano para se preparar?

É: "tome dipirona, paracetamol, volte para sua casa e retorne se piorar"!

Pelo menos por aqui esta é a prescrição padrão (Desconheço o real motivo, mas imagino, o por quê) do SUS e da Secretaria de Saúde Municipal até então (estará esclarecido adiante este "até então"). PRECRIÇÃO ESTA, TOTALMENTE DIFERENTE do que se obtém na rede privada de saúde!

Difícil de acreditar?

Então vejam as duas receitas a seguir:


Isto é bizarro, é pré-histórico, é cruel (especialmente para quem depende do serviço público de saúde: os mais vulneráveis), é não "colocar" pelo menos uns três neurônios para funcionar, é a desgraça do "prescrever": "tome dipirona, paracetamol, volte para sua casa e retorne se piorar"!

Não "cola" mais o discurso midiático e negacionista, de necrotério, que prega não haver comprovação científica sobre a PROFILAXIA e o TRATAMENTO IMEDIATO CORRETO (QUE TODOS SABEMOS QUAL É), LOGO AOS PRIMEIROS SINTOMAS, NO PRIMEIRO OU SEGUNDO DIA!

Colocarei somente dois argumentos:

· 1. Em entrevista à Jovem Pan (Link a seguir. Leiam a reportagem) o Dr. Mauro Ribeiro – Presidente do Conselho Federal de Medicina - CFM - rebate, veementemente, declarações insanas da Associação Médica Brasileira - AMB (que NÃO TEM PODER LEGAL ALGUM) que se declarou - pasmem - contra o tratamento imediato e a favor do lockdown!

https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/medicos-nao-tem-de-seguir-o-que-a-associacao-medica-esta-orientando-diz-presidente-do-cfm.html?fbclid=IwAR3VCbWqT1r4gLDP8yoMRiqK33rvwV9nH1pTTHv7MvmLwteedC4cSnUD_Tk

· 2. Ora, como o vírus É ALGO NOVO, óbvio que não estará NA BULA dos medicamentos que compõem a profilaxia e tratamento imediato que evitam e podem curar a COVID! Fica então a pergunta: na bula da dipirona e do paracetamol está escrito que curam a COVID?

E outra: o que OBRIGA, então, que se prescreva "tome dipirona, paracetamol, volte para sua casa e retorne se piorar"!

NADA, ABSOLUTAMENTE NADA, pode obrigar tal "prescrição" insana!

Sempre se soube QUE TODA E QUALQUER DOENÇA PRECISA SER COMBATIDA, com o que se tem disponível, LOGO NO INÍCIO!

Não obstante a tudo já exposto, ainda há de se citar aqui a DECLARAÇÃO DE HELSINQUE!

Observando, caso não conheçam: A DECLARAÇÃO DE HELSINQUE é um conjunto de princípios éticos que regem a pesquisa E A SAÚDE DOS SERES HUMANOS. Foi redigida pela ASSOCIAÇÃO MÉDICA MUNDIAL, em 1964, tendo sido várias vezes atualizada; exceto no Artigo 32:

"Artigo 32. No tratamento de um paciente, quando métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos comprovados não existirem ou forem ineficazes, o médico com o consentimento informado do paciente, DEVERÁ SER LIVRE PARA UTILIZAR MEDIDAS PROFILÁTICAS, diagnósticas e terapêuticas *NÃO COMPROVADAS* OU INOVADORAS, SE, EM SEU JULGAMENTO, ESTAS OFERECEREM A ESPERANÇA DE SALVAR A VIDA, RESTABELECER A SAÚDE E ALIVIAR O SOFRIMENTO..."

OBSERVAÇÃO DESTE COLUNISTA:

*NÃO COMPROVADAS*: QUE AINDA NÃO ESTEJAM "NA BULA", "off label"!

Enfim, muito tempo já passou, muitas vidas foram perdidas, muito sofrimento foi desencadeado, muito medo noticiado e muito "blá, blá, blá" sem atitude alguma!

Como aqui já expus, não corroboro com "blá, blá, blá" sem atitude, tanto que, como já escrevi, desde março ou abril do ano passado estou firme nesta labuta, tentando fazer minha parte!

Assim; em um próximo artigo lhes contarei o desfecho de um Ofício (001MC/2021) que protocolei na Câmara Municipal de Ouro Fino em 29.03.21, tendo gerado UM REQUERIMENTO (003/2021) por parte do Presidente da Mesa Diretora – APROVADO POR UNANIMIDADE em Sessão Ordinária na última segunda-feira 05.04.21 – SOLICITANDO ESCLARECIMENTOS AO SUS/SECRETARIA DE SAÚDE SOBRE TUDO ISTO (PRAZO DE RESPOSTA: 15 DIAS)!

Aguardemos, pois, esclarecimentos E PROVIDÊNCIAS antes que venha por aí outra onda!

Abração!

Deus os abençoe!

Marcos Castro

Professor - Psicanalista - Pesquisador - Escritor.

- Instagram: @marcos_castro_castro

- Facebook: https://www.facebook.com/marcoscastro.castro.946/

Para ler todos os artigos do Colunista Marcos Castro para GSNews acesse a COLUNA REFLEXÕES MARCOS CASTRO

https://gsnews.com.br/coluna/reflexoesmarcoscastro

Reflexões Marcos Castro

© 2021 Reflexões Marcos Castro - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Reflexões Marcos Castro