Manchetes Leste Paulista

Valesca Diana é uma das semifinalistas do concurso Tá Combinado

Por Redação GSNews

06/05/2021 às 09:43:15 - Atualizado há

Crédito: Arquivo pessoal

A autônoma Valesca Diana, de 24 anos, de Piracicaba, apostou na receita de galette de maçãs com sorvete para ser servida após a lasanha ao molho branco, que foi o prato principal da rodada, e se classificou como semifinalista da terceira rodada do concurso Tá Combinado.

Ela, que é formada em Gastronomia, atua no negócio da família focado na produção de salgados para atender bares e também pessoas físicas. “Como minha família já trabalha no ramo e fazer esse curso era o sonho da minha mãe, que faleceu quando eu tinha oito anos de idade, decidi seguir o mesmo caminho”, revela.

Na faculdade, fez estágio em restaurantes, mas viu que seguir atuando em seu próprio negócio seria mais viável. Hoje em dia, a jovem chef se identifica bastante com seu trabalho e o que ela mais gosta de fazer entre os salgados artesanais são as coxinhas. Entre os sabores produzidos estão frango com catupiry, carne seca com catupiry, costela e shimeji.

Apesar disso, foi com uma receita doce que ela se classificou no Tá Combinado.

“Para comer, eu prefiro comida salgada, sobretudo da culinária japonesa, mas para fazer, acho os doces mais interessantes”, justifica a jovem chef que aprendeu a cozinhar com as avós e a mãe.

A participação no concurso se deu por incentivo da avó Maria Isabel.

“Fiz uma pesquisa e achei que esta torta combina com o inverno, que está chegando, e fica perfeita para ser servida após a lasanha”, diz.

Veja a receita:

Crédito: Arquivo pessoal

Galette de maçãs com sorvete

Ingredientes:

Para a massa

350 g de manteiga sem sal Itambé

450 g de farinha de trigo branca sem fermento

25 g de açúcar

10 g de sal

155 ml de água gelada

Para o recheio

350 g de maçã verde Granny Smith

100 g de uva passa, ou completar com mais maçã

125 g de açúcar

Pitada de sal

3 colheres (sopa) de polvilho ou amido de milho

¾ de colher (chá) de canela

Raspas de um cítrico (limão ou laranja)

15 g de manteiga derretida

Para assar

Para a base da torta

30 g de açúcar misturado com 10 g de amido de milho

1 ovo para pintar

Açúcar para polvilhar a massa

Para servir

Sorvete Galak da Nestlé. A sugestão é do sabor de chocolate branco.

Modo de preparo

Separe os ingredientes. Pique a manteiga em cubos para facilitar na hora de incorporar a farinha. Guarde os ingredientes na geladeira. É importante que estejam bem gelados, incluindo a farinha de trigo. Incorpore a manteiga na farinha e quando estiver parecendo uma farofa, adicione a água gelada. Não sove a massa para que não ative o glúten. Somente incorpore sem mexer muito. Isso fará com que a massa fique crocante. Deixe a massa descansar por pelo menos 30 minutos envolta em plástico filme na geladeira. Enquanto isso, descasque as maçãs e reserve em água com limão para que não escureçam. Pique-as em fatias finas. Coloque as maçãs picadas em uma vasilha e tempere com canela, açúcar, raspas do cítrico, pitada de sal e o amido de milho. Abra a massa com um rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo, até que fique com meio centímetro de espessura. Leve a massa aberta a uma assadeira untada com manteiga. Misture o amido de milho com o açúcar e distribua sobre a massa antes de acrescentar o recheio. Coloque as fatias de maçã enfileiradas sobre a massa deixando um espaço para dobrar as bordas. Coloque as uvas passas e pincele a manteiga derretida. Dobre as bordas da massa, pincele o ovo batido nas bordas e polvilhe o açúcar sobre a mesma. Leve para assar no forno pré-aquecido a 200⁰c e asse nessa temperatura por 1h30min até que fique cozida e dourada. Depois de assada, retire do forno e sirva ainda quente com o sorvete de sua preferência. Recomendo de chocolate branco ou baunilha. Aproveite!

Tempo de preparo: 2h30min

Rende 10 porções

Clique abaixo para poder votar!

O que melhor combina com lasanha ao molho branco?

Veja quem são os 12 semifinalistas da terceira rodada do concurso Tá Combinado
Fonte: G1 Campinas e Região
Comunicar erro
GS News

© 2021 GS News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GS News