Manchetes Leste Paulista

Polícia Federal cumpre mandados contra tráfico internacional de drogas na região de Campinas

Por Redação GSNews

06/05/2021 às 20:46:24 - Atualizado há

A Polícia Federal de Campinas (SP) cumpriu, na manhã desta quinta-feira (6), seis mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva em Mogi Mirim (SP), Mogi Guaçu (SP) e Sumaré (SP). A ação faz parte de uma operação com o objetivo de desarticular uma quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas.

De acordo com a PF, a organização criminosa realizava o transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil usando aviões que pousavam em aeroportos clandestinos. A droga era transportada para os estados em fundos falsos de carretas carregadas com milho e soja.

Os três suspeitos detidos foram levados à sede da Polícia Federal em Campinas, assim como todos os itens apreendidos nos mandados de busca e apreensão. A operação, nomeada como "Grão Branco" em alusão aos produtos levados pelas carretas, foi deflagrada pela PF de Cáceres (MT).

Ao todo, foram expedidos 110 mandados judiciais pela 1ª Vara da Justiça Federal de Cáceres para nove estados: MT, MS, TO, AM, MA, PA, RS, PR e SP. São 38 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão. Além disso, foi determinada a busca e apreensão de 10 aeronaves e sequestro de todos os bens de 103 pessoas físicas e jurídicas.

PF de Campinas cumpriu seis mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva

Reprodução/EPTV

Investigação

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em janeiro de 2019, quando 495 kg de cocaína foram apreendidos em Lacerda (MT). Durante a operação, foram realizados mais 10 flagrantes com apreensão de aproximadamente 4 toneladas da droga, aeronaves e veículos utilizados no transporte do entorpecente, bem como a prisão de mais de 20 pessoas.

As investigações apontam que o líder do esquema é um brasileiro que já havia sido condenado por tráfico internacional de drogas e estava foragido na Bolívia. Ele foi preso em 2020 mas, de acordo com a PF, os familiares do homem e outros integrantes da quadrilha continuaram a comandar o transporte da droga.

VÍDEOS: veja o que é destaque na região de Campinas

Veja mais notícias da região no G1 Campinas.
Fonte: G1 Campinas e Região
Comunicar erro
GS News

© 2021 GS News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GS News