Cidades 29 de Março

Monte Sião Completa 172 anos!

Conheça um pouco da história do município

Por Elias Soares

29/03/2021 às 08:46:09 - Atualizado há
Fim de tarde em Monte Sião. Foto Soares Fotografia

No dia 29 de março de 1849 o Major Antônio atingia o seu objetivo. A comunidade recebia a autorização para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa. Nascia assim Monte Sião, que receberia esse nome por sugestão de missionários franciscanos, que repararam na semelhança do Morro Pelado com o Mont Sion em Jerusalém.

Imigração Italiana

A imigração italiana teve seu início a partir de 1887 e vinha dar um novo impulso às atividades rurais, especialmente à cultura do café. Aquela gente simples e alegre, carregava a esperança de uma vida melhor. Com a imigração, Monte Sião conhecia uma nova era de desenvolvimento na sua agricultura.


Emancipação

Em 1932, um movimento liderado pelo jovem farmacêutico Mário Zucato, arrigimentou civis e religiosos a abraçaram a causa do grande sonho de transformar Monte Sião em um município. Depois de quatro anos de árduo trabalho, no dia 3 de novembro de 1936, Monte Sião torna-se um município por exigência de sua população.

Capital Nacional da Moda em Tricô

A cidade de Monte Sião é famosa nacionalmente pela produção de confecções, especialmente de tricô. Até a década de 1980, mulheres montessionenses costumavam produzir peças de tricô artesanalmente para vendê-las, em função do grande movimento turístico nas cidades vizinhas, que fazem parte da região hoje conhecida como "circuito das águas".


Com o aumento da demanda pelas belas peças de tricô produzidas em Monte Sião, organizaram-se pequenos negócios familiares que se desenvolveram e tornaram Monte Sião na "Capital Nacional da Moda em Tricô", com mais de 800 lojas temáticas disponíveis para visitação.


Monte Sião é hoje destino de milhares de turistas e de lojistas provenientes de outros estados, e desde o início da pandemia pessoas de todas as partes do Brasil e mundo através das lojas com sistema de venda on-line, utilizando a tecnologia para o conforto de todos.

Parabéns a todos os Monte-sionenses, terra de povo trabalhador, que acolhe a todos que nos visitam!



Comunicar erro
GS News

© 2021 GS News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GS News