Manchetes Leste Paulista

Covid: Unicamp integra 'mutirão' de universidades e empresta cilindros de oxigênio ao estado

Por Redação GSNews

30/03/2021 às 15:38:14 - Atualizado há

Antonio Scarpinetti

A Unicamp vai emprestar 135 cilindros ao governo do estado, para enfrentamento à pandemia, após receber um pedido de auxílio diante da sobrecarga em hospitais de cidades paulistas em virtude do aumento de pacientes com Covid-19 que precisam ser intubados durante internações em UTIs.

A universidade diz que, deste total, 16 cilindros já foram retirados e enviados para a saúde de Registro (SP) no sábado (27), enquanto que outras 119 estruturas vazias, chamadas de "cascos", ainda serão coletadas para a distribuição. A data para que isso seja feito é incerta, mas haverá um agendamento.

A Unicamp integra um "mutirão de universidades", uma vez que a solicitação do governo também foi feita para as outras duas estaduais públicas: USP e Unesp. A universidade não soube informar, até a publicação, sobre o número de cilindros que ainda pode eventualmente emprestar ao estado.

Estrutura

O Hospital de Clínicas da Unicamp, referência do SUS estadual para 86 municípios, usa dois tanques com gases medicinais: um de 21 mil metros cúbicos, e outro com reserva de 3 mil metros cúbicos.

Diante da pandemia, o consumo médio é de 1 mil metros cúbicos por dia, segundo a assessoria, para abastecer todos os serviços e leitos instalados na unidade médica. Além disso, o hospital informou que tem algumas unidades de cilindros, que são cedidos para ambulâncias em caso de necessidade.

A universidade não informou quais faculdades viabilizaram os empréstimos ao estado.

O que diz o estado?

Em nota, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Invest SP) confirma que fez contatos com as universidades para verificar a disponibilidade de cilindros e, com isso, atender pedidos das prefeituras. "Até o momento apenas o município de Registro recebeu os equipamentos, vez que houve uma demanda extraordinária no fim de semana", diz texto da assessoria.

Ainda de acordo com a Invest, outros municípios poderão ser atendidos da mesma forma, a partir de demandas apontadas pelo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e pelos departamentos regionais de saúde (DRS).

Vídeos: veja tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no G1 Campinas.
Fonte: G1 Campinas e Região
Comunicar erro
GS News

© 2021 GS News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GS News